Biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energias renováveis e mais nove áreas serão beneficiadas com o memorando de entendimento assinado, no dia 25, pelo ministro da C&T, Sergio Rezende, e o ministro do Comércio e Indústria da República de Cingapura, Lim Hng Kiang.
A cooperação entre os dois países consiste, entre outras ações, no intercâmbio de equipamentos, de informação científica e tecnológica, de dados e de materiais de pesquisa. O acordo também permite a implementação de projetos e programas conjuntos e a realização de seminários, conferências e encontros. O memorando estabelece ainda a possibilidade de visitas de estudantes, cientistas e pessoal técnico.
As relações bilaterais poderão incluir cooperação em ciência e tecnologia, combate a doenças tropicais, logística portuária e transporte aéreo.
Cingapura é o principal parceiro comercial do Brasil entre os países da Asean e o sexto maior na Ásia. Desde 2003, o intercâmbio comercial bilateral cresceu mais de 240%, atingindo US$ 2,58 bilhões em 2007. De janeiro a setembro de 2008, foi de US$ 2,44 bilhões, o que representa crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2007. Cingapura é um importante investidor asiático no Brasil, em especial nos setores de construção naval e de exploração de petróleo em águas profundas.
(Informações da Assessoria de Comunicação do MCT)