sociais

logos

Cresce Brasil

O Sindicato dos Engenheiros do Ceará (Senge-CE) promoveu, na terça-feira, 22, uma visita técnica ao EDGE, primeiro edifício do Nordeste a contar com SkyDrive, um elevador veicular que transporta o carro até o apartamento.
IMG 20250728 WA0103O objetivo foi avaliar as inovações adotadas pela Construtora Diagonal e seus impactos para a engenharia civil, a arquitetura urbana e os futuros moradores.
 
Durante a visita, a presidente do Senge-CE, dra. Teodora Ximenes, destacou o pioneirismo do projeto. “O empreendimento é um case de sucesso para o setor da construção civil, oferecendo qualidade e exclusividade a quem adquirir uma unidade.”
 
Entre os principais diferenciais, o edifício localizado no bairro Meireles, em Fortaleza, se destaca por soluções inovadoras de infraestrutura. Além do SkyDrive, o EDGE conta com pavimento panorâmico a 90 metros de altura, com piscina e academia, além de heliponto. 
 
“Também possui vagas de carro dentro dos apartamentos, o que nos levou a desenvolver um tratamento acústico especial para evitar ruídos nos andares inferiores”, explicou Sérgio Gomes de Matos, coordenador da Diagonal.
 
A proposta levou a construtora ao Lean Summit Brasil 2023, onde apresentou o case “A gestão lean no projeto EDGE: o primeiro edifício com SkyDrive do Nordeste”. Na ocasião, foram evidenciados os ganhos de produtividade obtidos com o uso de ferramentas da metodologia Lean, que permitiram reduzir o tempo de obra e evitar o desperdício de materiais.
 
“Somos extremamente comprometidos com custos, prazos e segurança. Esses pilares impulsionam a inovação em nossas obras. Destacamos, por exemplo, as economias nas fundações em estaca raiz e contenção, que somam mais de R$ 250 mil. Na estrutura, a estimativa já ultrapassa R$ 750 mil em economia”, afirmou Natália Duarte, engenheira civil da Diagonal.
 
A visita também permitiu aos engenheiros compreender como as soluções foram viabilizadas tecnicamente e de que forma o empreendimento representará um novo padrão para a engenharia no Ceará.
 
“O mais importante da visita foi observar a qualidade da obra e o custo-benefício que ela proporcionará aos clientes no futuro. A Diagonal está construindo prédios altos e ajudando a transformar Fortaleza em uma Dubai, ampliando os benefícios proveniente do adensamento, e minimizando os seus impactos negativos”, avaliou Ramires Porto, diretor do Senge-CE.
Adicionar comentário


logoMobile