Jorge Said
Os profissionais da área de engenharia, arquitetura e agronomia se reuniram na noite de quinta-feira (12) no auditório da Casa da Indústria para a posse das novas diretorias do Crea-Ac, da Caixa de Assistência Mutua e do Sindicato dos Engenheiros (Senge-Ac) e para o lançamento do II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com o engenheiro civil Sebastião Fonseca, presidente reeleito do Sindicato dos Engenheiros do Acre, o 2o Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável, a ser realizado no período de 24 de maio a 06 de junho de 2010, “será o mais abrangente e importante evento já proposto pelos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia da região norte, para discussão de temas como geração de energia, produção sustentável, geração de energia, meio ambiente, bem como a integração da Amazônia sul americana”.
O tema central do Fórum será “Engenharia e Meio Ambiente no Processo de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul Americana” e deve reunir pelo menos 100 profissionais da engenharia brasileira e representantes de outros oito países do continente sul-americano: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Venezuela. O evento está sendo organizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), ONG Engenheiros Solidários e Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários (CNTU), com apoio do Crea-AC.
Para a solenidade de lançamento do Fórum, o Acre recebeu a visita do engenheiro eletricista Murilo Celso de Campos Pinheiro - que acumula os cargos de presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, presidente da CNTU e presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), do presidente do Confea, Marcos Túlio e de uma delegação de cerca de 40 pessoas representantes das entidades da área tecnológica de todo o país.
Na tarde de quarta-feira, 11, a delegação e os eleitos no Acre, participaram de uma audiência com o engenheiro Francisco Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Na manhã de quinta feira, 12, Rio Branco sediou uma reunião da diretoria da FNE, em seguida os engenheiros participam de sessões solenes na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores. Pela tarde, foram realizados encontros com o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim e com o governador do estado, Arnóbio Marques.
Autor: Foto: Lamlid Nobre