sociais

logos

Cresce Brasil

Chuva intensa causou alagamentos em São Paulo e outras cidades, enquanto a seca afetou o abastecimento hídrico e a agricultura em várias regiões, observam os climatologistas Carlos Nobre e José A. Marengo, em artigo pra o Ecoa-UOL

alagamento PauloPinto ABrO Brasil tem registrado, nas últimas décadas, um aumento significativo no número e na intensidade de desastres climáticos. Essa tendência se manteve e se aprofundou ao longo de 2025, ano marcado por episódios extremos de chuvas, secas, ondas de calor, ondas de frio e fenômenos severos em praticamente todas as regiões do país. O tema esteve no centro dos debates da COP30, reforçando a percepção de urgência.

O início do último verão foi marcado por volumes expressivos de chuva, especialmente entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Em São Paulo, no dia 24 de janeiro, mais de 140 milímetros de chuva caíram em apenas três horas, provocando alagamentos e transtornos generalizados. Em Belo Horizonte, foram registrados 20 dias consecutivos de chuva entre 11 e 26 de janeiro, com um acumulado mensal de 345,6 mm, afetando a mobilidade urbana.

Leia na íntegra:

ECOA – UOL

Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Adicionar comentário


logoMobile