O presidente da FNE e da CNTU, Murilo Pinheiro, esteve esta semana em audiências em Brasilia para tratar de assuntos de interesse das bases sindicais das entidades e convidar para as celebrações dos 20 anos da confederação.


Em 2026, completam-se 20 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU) e o momento será celebrado no dia 27 de fevereiro com a presença de autoridades, lideranças e dirigentes das categorias representadas pelas entidades.
A preparação da solenidade levou o presidente Murilo a visitar e convidar pessoalmente os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Ele foi recebido em audiências nos dois gabinetes, incluindo a participação, no MTE, do secretário-executivo do ministério, Francisco Macena, e aproveitou a oportunidade para apresentar e buscar apoio às atuais demandas dos engenheiros e demais federações integrantes da CNTU. Assunto que mobiliza toda a base, a luta pelo financiamento sindical, desmontado em reformas anteriores, está entre as principais agendas de mobilização da confederação.
Nas pautas específicas da FNE, Murilo tratou da questão do Salário Mínimo Profissional (SMP) e do ensino de engenharia, que se reflete diretamente no mercado, contratações e oportunidades de trabalho. Sobre este assunto, Murilo defendeu a realização de um amplo debate, incluindo o MEC, com a participação e colaboração direta da FNE.
Fotos: Paula Bortolini

