sociais

logos

Cresce Brasil

Debates que reúnem história e transformação da Engenharia, visões sobre desenvolvimento e sustentabilidade e possibilidades concretas de alternativas para a área energética, de energia solar ao etanol da batata-doce, foram realizados dias 27 e 28 de agosto no II Simpósio “CRESCE BRASIL” de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

A primeira palestra foi conduzida na abertura do evento pelo professor Iranilson Ferreira Mota, sobre a contemporaneidade comportamental na Engenharia e suas transformações no Século XXI. Seu foco esteve nas mudanças na gestão, comunicação, liderança e trabalho de equipe na história da Engenharia.

Uma segunda palestra foi proferida pelo Prof. Durval Ribeiro da Silva Junior, provocando reflexões críticas sobre o contexto atual do desenvolvimento e formas de mensurá-lo. Seu tema foi a complexa simplicidade do desenvolvimento sustentável. Em discussão nas atividades de hoje está a relação entre Engenharia e esse conceito de desenvolvimento e como a área é chave para implementá-lo.

As formas com que a Engenharia brasileira pode contribuir para que a região do Tocantins aproveite seu potencial para produção de energia solar e promoção de seu desenvolvimento sustentável foi destaque dos debates.

A manhã de sexta-feira, 28, foi reservada para as fontes alternativas de energia, começando pelo seu conceito e aplicações, expostos pelo Engenheiro Fabio L. Albuquerque, e apresentações específicas do Engenheiro Sergio B. Silva, sobre as perspectivas de produção da energia solar no Tocantins e do Engenheiro Márcio Antônio da Silveira sobre o Projeto 'Batata Doce: A Bioenergia na Agricultura. A programação da parte da tarde foi de atualização sobre o Zoneamento Ambiental no Estado do Tocantins, conduzida pelo Geólogo Rodrigo, da SEPLAN

A iniciativa conjunta do Seageto - Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no estado do Tocantins, do Clube de Engenharia do Tocantins e da FNE está tendo lugar no Auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios.

Autor: Rita Casaro

Adicionar comentário


logoMobile