sociais

logos

Cresce Brasil

Os ministros dos Transportes do Brasil, Alfredo Nascimento, e da França, Dominique Bussereau, abriram hoje (9) o Fórum sobre Transporte Ferroviário de Passageiros, Transporte e Inovação: A Experiência Francesa, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Já na abertura, o representante brasileiro disse hoje que a implantação de trens de grande velocidade poderá levar a uma redução do tráfego aéreo no país. “Se você faz um trem de grande velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo, você diminui substancialmente o volume de tráfego aéreo nos principais aeroportos”.

Segundo Nascimento, há um projeto para a construção de trens de grande velocidade entre Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro. Ele afirmou que com esse tipo de transporte, o tráfego aéreo pode ser reduzido em até 70%.

O ministro lembrou que o sistema de veículo leve sobre trilhos, o VLT, pode reduzir o tráfego no centro das cidades. Acrescentou que em Brasília, onde será implantado o primeiro VLT, devem ser retirados entre 600 e 800 ônibus da região central.

O encontro, que vai até amanhã (10), faz parte da programação do Ano da França no Brasil. Participam dos debates prefeitos, secretários de Transportes, deputados federais, gestores do Poder Público e privado responsáveis pela área de transportes no Brasil, na França e na América do Sul.

O fórum terá também com a presença de especialistas, financiadores - como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Francesa de Desenvolvimento, urbanistas e representantes da indústria de transporte ferroviário.(Com dados ABr)

Adicionar comentário


logoMobile