sociais

logos

Cresce Brasil

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, disse no domingo (4) que vai agendar para os próximos dias uma reunião com representantes dos governos federal, estadual e municipal para definir os primeiros passos que serão dados pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

Nuzman acrescentou que o descanso após a conquista do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 vai acabar “depois da primeira reunião com integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), provavelmente em meados de novembro, aqui no Rio de Janeiro”.

Como parte do calendário do Comitê Organizador Rio 2016 já consta para fevereiro de 2010 uma viagem de dez observadores a Vancouver, no Canadá, a fim de acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira visita da Comissão de Coordenação dos Jogos Rio 2016, a ser formada pelo COI, deve ocorrer em agosto de 2010.

Obras para 2014 e 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (5) que o Brasil irá receber um programa especial de preparação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. De acordo com o presidente, boa parte das obras de infraestrutura que já estavam sendo preparadas para a Copa servirão também para os jogos olímpicos.

“Quando estivermos preparando o Brasil para a Copa do Mundo, certamente, que todas as obras que a gente fizer para a Copa do Mundo, com exceção da quantidade de estádios, vão servir para as Olimpíadas”, afirmou durante o programa semanal Café com o Presidente.

Para Lula, mais importante do que os R$ 26 bilhões previstos para os jogos é o retorno que as Olimpíadas trarão ao país. "Nós temos que perguntar não quanto o Brasil vai gastar, mas quanto o Brasil vai ganhar com a realização das Olimpíadas. É acreditando assim que a gente vai fazer uma grande Olimpíada."

Lula disse ainda que vai chamar as federações e confederações desportivas para apresentarem planos de preparação dos atletas brasileiros. Esse trabalho será feito em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro, o governo do estado do Rio de Janeiro e com a prefeitura da cidade. “Agora temos mais responsabilidade e precisamos começar a nos preparar mais e melhor agora, para 2012 na Inglaterra, e já começar a preparar o Brasil para 2016.”

O presidente ressaltou ainda que acredita que os eleitos em 2010 saberão a importância de realizar as Olimpíadas aqui no Brasil. (ABr)

Adicionar comentário


logoMobile