Desde ontem, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge/Al) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) promovem o *I Eco Alagoas*, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Senai. Em parceria com o projeto Cresce Brasil e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) o seminário vai discutir com engenheiros, arquitetos, agrônomos e estudantes das áreas temas relacionado ao meio ambiente
A iniciativa, que abre mais um espaço em Alagoas para o debate sobre ecologia e antropismo, visa contribuir para melhorar a qualidade da categoria a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social.
A criação do evento surgiu a partir da preocupação com o meio ambiente, uma vez que o ser humano para se desenvolver precisa construir, e toda construção acaba de certa forma afetando o meio ambiente, por isso existe a preocupação de exigir normas e regras a serem cumpridas para que todo projeto tenha permissão ambiental para ser executado. O seminário é mais um passo para estimular e incentivar atividades que possibilitem melhorar a
qualidade das ações causadas ao meio ambiente.
Ontem, a solenidade de abertura do seminário contou com a palestra do engenheiro civil, Ronaldo Patriota Cota e a participação de convidados, engenheiros, arquitetos, agrônomos e estudantes.
Durante a manhã e à tarde de hoje, as palestras tratam de temas como a Erosão e Progradação Costeira, Esgotamento Sanitário, a Agricultura Como Fator Limitante do Meio Ambiente e o Rio São Francisco com sua Transposição.
"É um grande passo para o Senge a realização desse evento. Alagoas precisa discutir as questões relacionadas ao meio ambiente e seus cenários no âmbito Nacional e Internacional", enfatiza o presidente do Senge, Ailton Pacheco.
Confira a programação desta sexta-feira:
9h - Erosão e Progradação
Professora Doutora Rochana Campos de Andrade Lima Coordenadora do
Laboratório de Geologia Costeira e Ambiental da UFAL
(Univ
10h30 - Esgotamento Sanitário e o Meio Ambiente em Alagoas - Presente e
Futuro
Adriano Augusto Araújo Jorge - Presidente do IMA
Gustavo Silva Carvalho - Diretor Técnico do IMA
(Instituto do Meio Ambiente)
12h - Almoço
14h - A Agricultura e o Meio Ambiente
Professor Dr. Mohamed Ezz El Dim Mostafa Habib
Universidade de Campinas - UNICAMP
15h30 - Rio São Francisco - Transposição
Inácio Loyola Damasceno Freitas - Engenheiro Agrônomo
17h - A Engenharia e o Meio Ambiente - João Guilherme - Cientista Político
18h - Encerramento