sociais

logos

Cresce Brasil

Os aposentados fizeram ontem manifestação nos acessos ao Salão Verde da Câmara, pela aprovação da emenda do senador Paulo Paim (PT/RS) ao PL1/07 que garante a todas as aposentadorias o mesmo índice de reajuste do salário mínimo.

A proposta tem o apoio da Cobap e de algumas centrais sindicais, como a CTB, a UGT e a Nova Central Sindical e também do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores). Enquanto isso, três outras centrais - CUT, Força Sindical e CGTB - têm negociado com o Governo em torno do substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT/RS) apresentado à Comissão de Finanças e Tributação e que garante às aposentadorias o índice da inflação mais o aumento real com base na metade do PIB de dois anos anteriores.

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todas as centrais sindicais devem se reunir, na próxima segunda-feira (23), em busca de uma nova proposta, mais consensual, como informa o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT/SP).

"Um acordo (de reajuste) como querem hoje - igual ao salário mínimo - ele [Lula] disse que não dá e que não vai cometer essa irresponsabilidade. Se for um pouco a mais do que a gente [CUT, Força e CGTB] já negociou - a inflação mais a metade do PIB - ele está disposto a conceder", comentou.

O deputado acrescentou que as centrais pretendem sair da reunião de segunda-feira com uma nova proposta para encaminhar ao Governo. "Segundo o presidente Lula, se a gente encaminhar, ele fará uma medida provisória, porque esse aumento tem que valer a partir de primeiro de janeiro".

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), também só vê possibilidade de votar a matéria em plenário em caso de amplo acordo.Ainda com esperança de obter o reajuste baseado no salário mínimo, cerca de 150 aposentados decidiram ontem passar a noite acampados no plenário, como mostra foto da Agência Brasil. Também ontem, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou por unanimidade o PL 3.299/08, do senador Paulo Paim (PT/RS), que acaba com o fator previdenciário, dispositivo que diminui o valor de aposentadorias. O projeto ainda deve ir a votação em plenário.

Adicionar comentário


logoMobile