Engenheiro traz em matéria de capa nesta primeira edição de 2017 a perspectiva de atuação da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, que elegeu como prioridade a retomada das obras paradas no Brasil. Ainda na pauta desse colegiado o projeto de lei que cria a carreira de Estado para os engenheiros.

Também voltada à construção do futuro foi a pauta da 10ª Jornada Brasil Inteligente, realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), em São Paulo, no dia 2 de dezembro último.

A ressaltar as dificuldades a serem superadas, a lamentável aprovação pelo Congresso da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que congela o teto de gastos e gera ainda mais dificuldades a setores essenciais. Entre esses, as estratégicas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

A importância desse tipo de investimento é confirmada pela entrevista com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antonio Lopes, que afirma ter sido essencial a inovação para que o País pudesse se tornar referência mundial na produção de alimentos.

Em C&T, o crescente mercado de drones para uso comercial no Brasil. Também na pauta as iniciativas e atividades dos  sindicatos em todo o País.

Boa leitura e um excelente ano-novo!