sociais

logos

Cresce Brasil

Nesta edição, Engenheiro traz como matéria de capa a lamentável decisão tomada pelo governo de reduzir pela metade o percentual de conteúdo local nas contratações pelas empresas que participarão dos próximos leilões de gás e petróleo. Para o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, é urgente intensificar a mobilização da “Engenharia Unida” para reverter essa situação.

Uma das ideias fortes da imensa contribuição de Antonio Gramsci para o pensamento progressista da humanidade é a contraposição que ele fez entre “pessimismo dell’intelligenza, otimismo della’volontá”, recorrente em todos os seus escritos.Fundador e dirigente do Partido Comunista Italiano, organizador das ocupações de fábrica na década de 1920, teórico, publicista e deputado, Gramsci foi condenado em 1928 pelo regime fascista de Mussolini a 20 anos, quatro meses e cinco dias de prisão. Submetido a um severo regime penitenciário, teve sua saúde aniquilada e morreu em 27 de abril de 1937 sem pedir clemência.

A temporada de entrega das declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física 2017 (IRPF), referente ao ano-base 2016, vai até 28 de abril (confira as informações). Conforme o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Cláudio Márcio Oliveira Damasceno, o período de acertar as contas com o Leão é propício também para chamar a atenção “à perversidade do sistema tributário brasileiro”. Uma das disfunções existentes é a defasagem da tabela do IRPF, com perdas inflacionárias acumuladas em mais de 83%, de 1996 a 2016. “Embute uma perversidade que faz com que quem ganha menos neste País acabe suportando uma carga tributária maior do que deveria”, afirma ele.

O Projeto de Lei da Câmara (PCL) 79/2016 provoca forte debate desde sua rápida passagem pela Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, no ano passado, direto à sanção presidencial. Depois de recursos ao Supremo Tribunal Federal, o PLC voltou ao Senado, adiando o que era fato consumado, mas pode ser votado a qualquer momento. Segundo especialistas no tema, o texto altera drasticamente a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), com prejuízos ao interesse público.

“É preciso forte reação da ‘Engenharia Unida’.” Assim o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, conclamou as forças representativas das áreas produtiva e tecnológica à luta pela reversão de decisão nociva ao País quanto à garantia de conteúdo local nos próximos leilões de petróleo. Em 22 de fevereiro, o comitê interministerial que cuida do assunto definiu em reunião, a toque de caixa, os novos indicadores mínimos para a participação de bens e serviços nacionais, em detrimento da engenharia, tecnologia, produção e desenvolvimento.

Notícias de Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Para o presidente do Conselho de Óleo e Gás da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e vice-presidente da entidade, César Prata, qualquer projeto que não busque contrapartidas à solução dos graves problemas nacionais neste momento está errado. Nesse bojo, entra a definição de novas regras relativas a garantia de conteúdo local nos próximos leilões de petróleo, que afeta engenharia, tecnologia e desenvolvimento nacionais. A decisão a toque de caixa deixou a indústria do setor perplexa e exige intensificar a mobilização, como fala Prata nesta entrevista ao Engenheiro, sobretudo diante de um cenário nada alentador que precisa ser sanado.

Recentemente, dificuldades para reposição de peças e atualização no supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tupã, que faz os cálculos utilizados na previsão do tempo no País, foram destaque na imprensa. O fato, que a princípio parece isolado, pode ser apenas a ponta do iceberg da pauperização da instituição.

178Charge

logoMobile