sociais

logos

Cresce Brasil

Rio Grande do Sul, Piaui, Santa Catarina, Pará

RS
O futuro de segurança contra incêndio
Uma edição inédita e histórica dos Painéis da Engenharia, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (Senge-RS), ocorreu nos dias 17 e 18 de abril último. Inédita, por se tratar da primeira vez que foi levada ao interior do Rio Grande do Sul, em Santa Maria, a 290km de Porto Alegre (RS). Histórica, por trazer à atualidade discussão técnica fundamental para segurança e prevenção ao incêndio num município onde, há cinco anos, a tragédia da Boate Kiss dexou marcas. Com o objetivo de debater “O futuro da segurança contra incêndio”, o 11º Painéis da Engenharia atraiu mais de 500 profissionais e estudantes. A programação incluiu palestras e workshops. Um dos destaques foi o professor da Universidade de Coimbra, João Paulo Correia Rodrigues. Especialista internacional em engenharia de segurança e prevenção contra incêndio e membro da Associação Luso-Brasileira para Segurança contra Incêndio, ministrou a palestra magna “Segurança contra incêndio – aprender com o passado para prevenir o futuro”. A iniciativa foi do Senge, com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e apoio do Centro de Tecnologia da Universidade de Santa Maria (CT-UFSM). O valor arrecadado com as inscrições foi revertido em doação à Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). As palestras estão disponíveis em www.senge.org.br.

PI
Prefeitura autoriza gratificações
Após reunião no dia 19 de abril último entre o secretário municipal de Administração, Francisco Canindé Dias Alves, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Piauí (Senge-PI), Antonio Florentino Filho, e membros da comissão de negociação, a Prefeitura Municipal de Teresina apresentou contraproposta às pautas de reivindicações dos engenheiros e arquitetos da administração local. As progressões por tempo de serviço serão implantadas na folha de maio de 2018 para todos que fizerem jus até o referido mês. Em relação às promoções por titulação, serão feitas as avaliações relativas aos profissionais que têm processos já protocolados e implantados, preferencialmente, na folha com referência a maio e, excepcionalmente, na de junho. Durante a reunião, o secretário informou que a Prefeitura não tem condições financeiras de implantar a gratificação de produtividade, porém garantiu que o tema voltará à pauta no decorrer das negociações salariais que ocorrerão em maio e serão definidos critérios para o seu pagamento.

SC
Preparativos à II Conferência de Saneamento
No dia 18 de abril último, o Sindicato dos Engenheiros em Santa Catarina (Senge-SC) sediou reunião preparatória à II Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis (CMSF), com o tema “Como tirar o saneamento do papel?”. A ocasião contou com a presença do vice-presidente do sindicato, Carlos Bastos Abraham; do diretor de comunicação, Alexandre Bach Trevisan; e do conselheiro Lucas Barros Arruda, também superintendente de Habitação e Saneamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis e principal responsável pela iniciativa. A conferência será realizada de 6 a 8 de junho, juntamente com o II Congresso Catarinense de Saneamento 2018 (Concasan), com o tema “Como serão as cidades do amanhã?”. Os eventos conjuntos acontecerão no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

PA
Engenheiro faz palestras sobre qualidade da água
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA) está apoiando o projeto do sanitarista Rogério Aguiar, voltado ao tratamento de água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário e pluvial. O público-alvo da proposta são alunos de faculdades e escolas públicas, que podem ser multiplicadores do conhecimento disseminado nas palestras ministradas por Aguiar, sob o tema “Segurança da água em casa: a percepção dos riscos ambientais à saúde pública”. Na atividade, ele aborda noções de normas e legislação, tratamento simplificado e ciclo da água. “A meta é ampliar o plano e levá-lo a mais escolas e, até junho – mês da comemoração ao Dia do Meio Ambiente – conseguir apoio para realizar um evento regional no qual seja possível o compartilhamento dos saberes na área ambiental em nosso estado, integrando empreendedorismo, pesquisas científicas e possíveis empresas apoiadoras das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes”, conta o engenheiro.

logoMobile