Engenheiro traz nesta edição duas iniciativas convergentes e fundamentais a uma mudança nos rumos do País. A primeira delas é o lançamento pela FNE de mais uma etapa do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. A publicação, intitulada “Retomada da engenharia nacional”, põe foco na necessidade premente de se recuperar a capacidade tecnológica do País para superar a crise.

A segunda é a “Agenda prioritária da classe trabalhadora”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e subscrita por sete centrais sindicais.

Ambos os documentos serão entregues aos candidatos nas eleições de 2018, apontando as expectativas da sociedade brasileira em torno da volta do crescimento e da geração de empregos, além da garantia de serviços essenciais, como saúde e educação.

A disputa eleitoral deste ano, as incertezas políticas e as dificuldades econômicas estão na entrevista do cientista político André Singer. Ele aponta entraves de monta à volta do desenvolvimento, como o limite de gastos públicos imposto pela Emenda Constitucional 95 e a reforma trabalhista que desestrutura o mercado de trabalho.

Ainda sobre os avanços necessários, a discussão sobre a matriz de transportes no Brasil, que precisa ser reformulada, com maior participação de ferrovias e hidrovias.

Em C&T, a captação das ondas gravitacionais, projeto científico que ganhou Nobel de física e contou com a participação de pesquisadores brasileiros.

E mais as iniciativas dos sindicatos em todo o País.

Boa leitura.