- Redação
Nesta edição que encerra 2018 e dá início a 2019, Engenheiro traz em matéria de capa a situação da indústria nacional, que precisa com urgência de recuperação. Para o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, o caminho a seguir deve ser a alteração da política econômica, com estímulo à produção, além de investimentos em infraestrutura e inovação.
Importante para colaborar com essa pauta positiva será a atuação da Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, presidida pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE). Segundo o parlamentar, medidas voltadas ao fortalecimento da indústria estarão entre as prioridades em 2019, assim como projetos de interesse dos profissionais. Entre esses, a criação da carreira de Estado para a categoria.
Com os olhos voltados ao futuro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) realizou em 30 de novembro, em São Paulo, a sua 13ª Jornada Brasil 2022.
Ainda na pauta, a participação do engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz e sua equipe
nas obras do prédio que abriga o Museu de Arte de São Paulo (Masp), ícone da capital paulista, com seu vão livre de 74 metros.
Em C&T, o papel da tecnologia da informação na melhoria da mobilidade nos grandes centros urbanos. E mais as iniciativas e atividades dos sindicatos pelo Brasil.
Boa leitura.
- Jean Saliba
Com o fim da obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical, as reformas trabalhistas e as eleições realizadas em 2018, necessário se faz uma análise racional dos novos rumos e tendências do País.
- Soraya Misleh*
“Temos que nos dar as mãos e refletir de que forma podemos interceder positivamente por um País mais justo e melhor, com mais oportunidades.” O chamado foi feito pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Pinheiro, à abertura da 13ª Jornada Brasil 2022 – O País que queremos, realizada pela entidade em 30 de novembro último, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), na capital paulista.
- Rita Casaro
Os 50 anos de uma das obras mais importantes da engenharia nacional, o prédio que abriga o Museu de Arte de São Paulo (Masp), foram comemorados em 7 de novembro último. A construção do famoso projeto da arquiteta Lina Bo Bardi é considerada, por suas características, feito único até hoje.
- Soraya Misleh
Mais investimentos públicos, não ajuste fiscal. Essa é a receita apontada pela FNE em seu projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” para a recuperação da atividade produtiva rumo ao desenvolvimento nacional sustentável. Na contramão do que anuncia o governo eleito, cujo foco é ajuste fiscal, privatizações e reformas como a da Previdência, que precariza direitos dos trabalhadores.
- Lourdes Silva
Ceará, Mato Grosso, Piaui, Amapá, Goiás e Mato Grosso do Sul
- Jéssica Silva
O crescimento do País passa pela boa engenharia, e a falta de valorização da profissão é o principal desafio da Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. É o que aponta seu atual presidente, deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), que inicia 2019 com foco na promoção desse debate no novo cenário político. Ele afirma que a Frente trabalhará “com lucidez e isenção” para apoiar projetos benéficos à sociedade brasileira, aos engenheiros e à industrialização.
- Deborah Moreira
O mundo vive uma revolução silenciosa na mobilidade, na qual surgem inúmeras possibilidades reunidas em plataformas digitais acessíveis em smartphones. Mesmo em países em desenvolvimento como o Brasil, onde as tecnologias em geral demoram mais a chegar, as transformações já estão ocorrendo. Além da ampliação do tipo de transporte ofertado, os trajetos e o próprio modelo de negócio estão sendo alterados, por exemplo, pelo uso de aplicativos como o Uber.
- Maringoni