sociais

logos

Cresce Brasil

No dia 20 de março, às 19 horas, será realizada, em Brasília, a solenidade de posse da diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), para a gestão 2013-2016. Continua à frente da entidade o engenheiro Murilo Celso Pinheiro. A gestão dará sequência ao projeto 'Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento’, com propostas da categoria para a aceleração do crescimento e superação dos principais gargalos de infraestrutura do país.

O manifesto conta com a análise técnica de especialistas sobre temas ligados ao novo cenário brasileiro. Áreas estratégicas como energia, tecnologia, mobilidade urbana e saneamento são contempladas nas proposições da categoria. “A FNE tem o desenvolvimento nacional como uma de suas lutas prioritárias e o Cresce Brasil alerta, entre outros ponto centrais, para a necessidade de garantir profissionais qualificados dos ramos da engenharia”, explica o presidente reeleito.

Tal prioridade leva em conta a proposta da entidade de que o país persiga a meta de elevação do Produto Interno Bruto (PIB) em 6% ao ano. “Embora ousada, acreditamos que o Brasil não pode abrir mão de um projeto de crescimento arrojado. Devemos superar os gargalos que representam obstáculos a isso”, reforça Pinheiro.

Falta de profissionais

Segundo dados do Censo de Educação Superior (Inep/MEC), o Brasil formou apenas 38 mil engenheiros em 2010. Para atender o crescimento da economia, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas, o país precisa anualmente de 60 mil novos especialistas. Ou seja, a realidade está 63% abaixo da necessidade. “Esse problema tem explicações que vão desde a velocidade do crescimento econômico até a evasão nas faculdades”, comenta o presidente.

Pensando no risco da falta de mão de obra qualificada, a FNE apoiou o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) na criação do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), que deve abrir a primeira turma de Engenharia de Inovação no segundo semestre deste ano.

A proposta do futuro curso inédito é graduar profissionais com sólida formação básica, educados numa cultura de inovação, aptos a buscar soluções aos desafios do setor produtivo e atuar nos mais diversos segmentos da economia. “Precisamos investir em ações coordenadas entre governo, empresas e entidades de classe para requalificar profissionais e reinseri-los no mercado de trabalho, além de garantir a formação de jovens engenheiros”, completa Murilo.

Sobre a FNE

Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a FNE tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, que juntos representam cerca de 300 mil profissionais.

A entidade foi constituída com o objetivo de representar nacionalmente a categoria, voltando-se à coordenação, defesa e representação dos profissionais, por intermédio de seus sindicatos. Atua intensamente na congregação de seus representados e luta pelos direitos dos profissionais, por melhores condições de vida e trabalho e pelo fortalecimento da democracia e de suas instituições.

Presidente

Murilo Celso de Campos Pinheiro

Vice-presidente

Carlos Bastos Abraham

Diretor Administrativo

Manuel José Menezes Vieira

Diretor Administrativo adjunto

Disneys Pinto da Silva

Diretor Financeiro

Antonio Florentino de Souza Filho

Diretor Financeiro adjunto

Luiz Benedito de Lima Neto

Diretora de Relações Internas

Maria de Fátima Ribeiro Có

Diretor Operacional

Flávio José A. de Oliveira Brízida

Diretora de Relações Institucionais

Thereza Neumann Santos de Freitas

Diretora Regional Norte

Maria Odinéa Melo Santos Ribeiro

Diretor Regional Nordeste

Modesto Ferreira dos Santos Filho

Diretor Regional Centro-Oeste

Gerson Tertuliano

Diretora Regional Sudeste

Clarice Maria de Aquino Soraggi

Diretor Regional Sul

José Luiz Bortoli Azambuja

Diretor representante na Confederação – titular

Sebastião Aguiar da Fonseca Dias

Diretor representante na Confederação – suplente

Wissler Botelho Barroso

Conselheiros Fiscais efetivos

Edson Kiyoshi Shimabukuro

José Carlos Ferreira Rauen

Lincolin Silva Américo

Conselheiros Fiscais suplentes

João Alberto Rodrigues Aragão

Marcos Camoeiras G. Marques

Diretor de Negociações Coletivas Nacionais

José Ailton Ferreira Pacheco

Diretor de Assuntos do Exercício Profissional

Augusto César de Freitas Barros

Diretor de Relações Acadêmicas

Cláudio Henrique Bezerra Azevedo

Diretor de Relações Internacionais

José Luiz dos Santos

Adicionar comentário


logoMobile