sociais

logos

Cresce Brasil

Após cinco horas de sessão e de debates acirrados, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou ontem (24 de outubro) a adesão da Venezuela ao Mercosul, bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Foram 15 votos favoráveis e uma abstenção. A oposição se retirou da sessão na hora da votação. Assinado em julho de 2006, o protocolo de adesão tem que ser aprovado ainda pelo plenário da Câmara e pelo Senado para entrar em vigor.

A adesão prevê, entre outras coisas, que a maioria dos produtos brasileiros entrarão no mercado venezuelano sem tarifas ou restrições a partir de 2012 (o país teve superávit comercial de US$ 2,9 bilhões com a Venezuela em 2006). Os da Venezuela entrarão no Brasil sem tarifas a partir de 2010.

Um grupo de 13 governadores do Norte e do Nordeste, que defendiam o ingresso da Venezuela no bloco, enviou uma carta à comissão. O argumento é o de que essas regiões serão beneficiadas economicamente pelo Mercosul com a entrada da Venezuela no bloco, devido a questões geográficas. (Com dados da Folha de SP de 25 de outubro)

Autor: http://obarnabe.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

Adicionar comentário


logoMobile