sociais

logos

Cresce Brasil

Hoje, terça-feira (30), na sede da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, Suíça, o Brasil foi anu8nciado como país sede da Copa do Mundo de 2014

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) chegou a anunciar que Argentina, Brasil e Colômbia se candidatariam, mas depois as confederações da Conmebol votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato.

A última copa realizada na região sul-americana foi em 1978, na Argentina. Com a escolha do Brasil, será a segunda vez seguida que a competição se realiza fora da Europa.

Em 1950 o Brasil sediou pela última vez uma Copa do Mundo. Para o evento foi construído o Maracanã e os jogos se realizaram em seis cidades, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar do entusiasmo brasileiro o país ficou em segundo lugar: o campeão foi o Uruguai.

No final de agosto dez inspetores da Fifa vieram ao Brasil avaliar as cidades brasileiras interessadas em receber jogos da Copa do Mundo. São 18 as candidatas, cinco delas foram visitadas pelos inspetores, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. As demais fizeram uma apresentação para os avaliadores.

Efeito sobre o PAC

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse, dia 26, que obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderiam ser adiantadas, caso o Brasil fosse escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a proposta ainda estava em estudo porque a sede do Mundial não estava definida até então.

"Certamente, algumas obras de infra-estrutura que já estão previstas no PAC poderão ser adiantadas. Outras, que já estão sendo feitas no contexto do PAC, servirão como melhoria de infra-estrutura, o que vai ajudar na realização da Copa. Mas

isso ainda não está oficializado", disse Baumbach.

O porta-voz ressalvou que os investimentos para a realização do Mundial, como reforma e construção de estádios, virão da iniciativa privada.

(Com dados da ABr)

Autor: ABr

Adicionar comentário


logoMobile