sociais

logos

Cresce Brasil

Realizado nos dias 17 e 18 de abril em Maceió, o seminário “Cresce Brasil - Alagoas” abordou, em seu primeiro dia, a questão energética, essencial para um desenvolvimento sustentado. O engenheiro da Petrobras, Márcio Rogério Leão Lopes falou sobre o potencial nacional e regional para a produção de petróleo e principalmente sobre a expectativa da estatal de se tornar uma empresa energética, de forma ampla, investindo também em fontes alternativas, como o etanol e o biodiesel. O coordenador técnico do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, Carlos Monte, frisou a necessidade de se garantir o aumento da oferta de energia. Segundo ele, atualmente existe a previsão de uma potência adicional de 26.298MW. Desses, apenas 17% estão em construção e 83% estão outorgados. “Para atingir o crescimento previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além de todas essas usinas seria necessária uma oferta suplementar de mais 400 MW até 2010”, alertou.

No dia seguinte, entrou em pauta a “Valorização Profissional”. O engenheiro Leonídio Ribeiro falou sobre a aposentadoria especial, abordando as mudanças nas regras para obter o benefício ao longo dos anos e da importância do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), laudo técnico que testemunha as atividades do trabalhador. Ao encerrar, ele fez um importante alerta: “Devemos lutar para que haja condições ideais de trabalho, não para o enquadramento na especial”. Na seqüência, o analista sindical João Guilherme Vargas Netto destacou a importância da atual conjuntura, de crescimento e distribuição de renda, para o movimento dos trabalhadores. Nesse contexto, aprovou ele, “a estratégia do “Cresce Brasil” é colocar a rede FNE e Senges em consonância com a conjuntura nacional”. “Valorização profissional é salarial em primeira instância, mas há o desafio mais amplo, que é a valorização social do engenheiro”, afirmou.

Ao final, aconteceu a solenidade de posse da diretoria do Senge-AL, comandada pelo engenheiro José Ailton Ferreira Pacheco, eleito para o

segundo mandato como presidente da entidade. Na ocasião, também foram homenageados o secretário municipal de Infra-estrutura, Mosart da Silva Amaral, e o vereador Francisco Holanda Costa, que também representou o prefeito de Maceió, José Cícero Soares de Almeida, terceiro agraciado da noite.

Adicionar comentário


logoMobile