A Sala de Situação e a Ouvidoria-Geral, duas novas estruturas criadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estarão preparadas, cada uma em sua especificidade, para acompanhar os 79 programas do PAC de C, T&I. Na mesma ocasião foi inaugurada também a Sala Cofre Modular da Informática, totalmente concebida para proteger o Centro de Processamento de Dados do MCT de acidentes como incêndio e inundações, além de violações e sabotagens.
"Lembro-me que no lançamento do plano, em novembro, o presidente Lula conclamou a comunidade científica e empresarial a acompanhar a execução do plano. E a Sala de Situação, bem como a Ouvidoria são dois instrumentos fundamentais para permitir que haja fluxo de informações, tanto da parte do ministério para o cidadão, como o inverso, o cidadão apresentando ao ministério suas reclamações, reivindicações e mesmo elogios. Afinal, muita coisa boa está programa para acontecer no âmbito do plano", disse o ministro de C&T, Sérgio Rezende.
Sobre a Sala Cofre, ele enfatizou o que há em comum com os outros dois serviços inaugurados hoje. "O Centro de Processamento de Dados guarda o que de mais importante temos que é a informação. Imagine um acidente destruir servidores, hardwares e softwares, com dados que jamais poderiam ser resgatados. Situações assim podem gerar prejuízos incalculáveis", observou.
A Sala de Situação integra uma estrutura de gestão composta por quatro coordenações que respondem pelas áreas estratégicas do PAC de C, T&I, encabeçada por um Comitê Gestor e apoiada pelo Núcleo de Gestão do plano. O núcleo já funciona na Secretaria-Executiva do Ministério. Na sala, estarão cinco pessoas designadas a acompanhar, diariamente, junto aos gestores e executores do plano, o andamento das ações.
Para facilitar a articulação, ficará à disposição na Sala de Situação um equipamento de videoconferência que permite reuniões online entre os servidores da sala e os executores. Os resultados do acompanhamento e das avaliações da equipe da Sala de Situação vão compor relatórios semestrais, que serão enviados ao Comitê Gestor. Cabe ao comitê compilar esses dados e divulgar ao público os balanços das ações do PAC de C, T&I.
Ao inaugurar a Sala, o ministro conversou, por meio de videoconferência, com os dirigentes de sete instituições de pesquisa vinculadas ao MCT, Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA).
Já com a Ouvidoria-Geral do MCT, que começa a funcionar hoje, o cidadão tem como encaminhar reclamações sobre os serviços prestados pelo ministério pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. "Esse é um serviço de extrema relevância, na medida em que é o cidadão, sempre vigilante, que pode monitorar o que estamos fazendo. O serviço da ouvidoria certamente complementa o da Sala de Situação, na medida que alguma manifestação da sociedade pode subsidiar as ações de acompanhamento da equipe da Sala", afirmou Rezende.
O ministro assinou mensagem aos cidadãos, sobre o serviço de ouvidoria, em que ressalta o papel de articulação com a sociedade para a melhoria da gestão do serviço público. A mensagem está disponível no portal da Ouvidoria, cujo endereço é www.mct.gov.br/ouvidoria. Ele visitou o espaço onde está instalado o serviço.
Rezende inaugurou ainda a Sala Cofre Modular da Informática, um ambiente seguro, com acesso restrito, onde está protegido o Centro de Processamento de Dados do MCT. Sua concepção obedece à norma NBR 15247, que assegura a data centers segurança total em caso de incêndios, concentração excessiva de umidade ou mesmo ligeiras variações de temperatura, além de manter os equipamentos isolados do trânsito de pessoas não-credenciadas.
A parede do recinto que guarda os servidores é feita de material que permite manter temperatura e umidade estáveis em seu interior, bem como impede a violação por sabotadores. Os cabos de energia são separados dos cabos lógicos, de transmissão de dados, e ambos são instalados em tubulações metálicas colocadas em piso elevados. Isso permite intervenções de técnicos em caso de manutenção da rede, sem a interrupção do serviço. Além disso, sensores ligados a uma unidade processadora apontam imediatamente caso sejam detectadas oscilações de temperatura, energia ou umidade.
O gás para impedir que incêndios, que ocorram tanto na parte externa como na parte interna, se alastrem, é especial, não sendo tóxico para seres humanos. A Sala Cofre do MCT recebeu certificação emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). (Fonte: Lana Cristina, MCT)
Autor: Foto: Ana Paula Andreolla/MCT