sociais

logos

Cresce Brasil

Realizado pelo Seesp de 30 de maio a 1º de junho, na cidade de Barra Bonita (SP), o VIII Cetic (Congresso Estadual Trabalho-Integração-Compromisso) reuniu, além da diretoria do sindicato paulista, dirigentes da FNE e de diversos Senges e abordou temas fundamentais à categoria. Entre os destaques do evento, o anúncio feito pelo secretário Nacional das Relações de Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, da criação da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), cuja publicação no Diário Oficial da União saiu nesta quarta-feira, dia 4. “A aprovação da nossa confederação é um marco”, comemorou o presidente da federação, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Instituída pelas federações dos economistas, nutricionistas e engenheiros, a nova entidade deverá abrigar muitas outras categorias de nível superior após a consolidação do processo de registro junto ao Ministério do Trabalho. A CNTU nasce com o objetivo de aprimorar a luta pelos interesses dos profissionais e garantir a participação efetiva das entidades ligadas a ela para que tenham oportunidade real de atuação em defesa de seus representados.

Agenda cheia

Além do debate sobre a organização sindical, a pauta VIII Cetic incluiu as propostas dos engenheiros para o Sistema Confea/Creas, apresentadas pelo ex-presidente da FNE, Antonio Octaviano. Voltadas a garantir um conselho “aberto e transparente aos reclamos da sociedade e dos profissionais”, as sugestões incluíram questões administrativas e organizacionais, de fiscalização, sociopolíticas e relativas à legislação. As idéias receberam a aprovação dos candidatos Marcos Túlio de Melo (ao Confea), José Tadeu da Silva (ao Crea-SP), Antonio Florentino (ao Crea-PI), Amarildo Uchôa (ao Crea-AC), Miguel Prieto (à Mútua-SP), João de Deus (à Mútua-AC) e Paulo Alexandrino (à Mútua-PI).

Outro tema presente no congresso foi o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, cujo histórico foi apresentado pelo seu coordenador Fernando Palmezan Neto. O consultor da federação, Carlos Monte, destacou os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) convergentes com os dos engenheiros e classificou como satisfatório o andamento do plano governamental. O coordenador do Conselho Tecnológico, Allen Habert, falou sobre o esforço de implantação desses órgãos em várias cidades do Brasil, cujo objetivo é debater os problemas locais e buscar soluções a eles.

O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto destacou o momento positivo do movimento sindical, que vem se mobilizando de forma unitária, a exemplo da campanha pela redução da jornada de trabalho. Nesse sentido, ele ressaltou a contribuição e o importante papel dos engenheiros por meio do “Cresce Brasil”.

Autor: Beatriz Arruda

Adicionar comentário


logoMobile