O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, participou, na última quinta-feira (07), do primeiro dia do Congresso de Saneamento Ambiental do Estado de Goiás, realizado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em sua sede, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Goiás (Senge-GO), em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Congresso de Saneamento Ambiental 2019 em Goiás. Foto: Paula BortoliniDestacando a importância da realização desse evento, Murilo lembrou que a engenharia  não pode realizar projetos sem a visão de proteção ao meio ambiente e citou o modo como essa preocupação perpassa todo projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, da FNE, em especial nas temáticas de saneamento, recursos hídricos, e nos eventos para debater as questões ambientais promovidas pela FNE em diversos estados.

Ao tratar de uma das grandes preocupações da FNE, que diz respeito à segurança das grandes obras e equipamentos públicos e populações alcançadas, Murilo falou da importância de uma secretaria de engenharia de manutenção nos governos, que assegure a responsabilidade técnica e profissional  pelas obras, barragens, pontes, viadutos, com os devidos diagnósticos locais para uma manutenção segura com otimização de recursos.

Outro aspecto destacado por Murilo foi a necessidade de esforços conjuntos, da Engenharia Unida com entidades e o Ministério Público, em parceria pela melhoria e qualidade de vida dos cidadãos.

Com duração de dois dias, o Congresso foi aberto com aula magna do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Roberval Tavares, e promoveu paineis especializados, de grande interesse para a engenharia, como o que discutiu as Perspectivas e Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos; A crise hídrica e a Lei do Saneamento; Os desafios dos sistemas de esgotos sanitários; e Drenagem urbana.

O evento foi dirigido a um público que reuniu de engenheiros e demais profissionais da área de saneamento, à procuradores e servidores do MP, peritos, magistrados e comunidade acadêmica.

Murilo fala ao Congresso de Saneamento Ambiental 2019, em Goiás. Foto de Paula Bortolini.