Sanderson (à esquerda) recebe Murilo (na ponta, à direita). Fotos: Paula Bortolini

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, foi recebido nesta quarta-feira (3/7), em Brasília, pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL/RS). O tema da reunião foi o Projeto de Lei 3.451/2019, apresentado em 12 de junho último pelo parlamentar, propondo revogação da Lei 4.950-A/1966, que estabelece o salário mínimo profissional dos engenheiros.

Absolutamente contrária à proposição, a FNE emitiu nota pública apontando o equívoco da iniciativa e convocou a categoria a participar da enquete sobre o tema disponível no site da Câmara dos Deputados.

Na audiência com Sanderson, Murilo argumentou sobre a importância da legislação que garante remuneração digna aos profissionais e propôs a retirada do PL. À alegação do parlamentar de que o valor do piso seria um empecilho aos jovens para iniciarem a carreira, o presidente da FNE lembrou que a falta de oportunidades se deve à grave crise econômica do País, que ampliou o desemprego em geral e, em especial, na engenharia. Para se ter uma ideia, apenas entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, haviam sido eliminados mais de 50 mil vagas da categoria no País, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Sem se comprometer com a retirada do projeto, Sanderson afirmou que pretende ampliar o debate com a realização de audiência pública. Para tanto, o deputado fará requerimento para que o projeto, que foi apensado a outras proposições que versam sobre o mesmo tema, volte a ter tramitação exclusiva. Se isso se confirmar, a matéria seguirá para apreciação da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara.

Na oportunidade, Murilo também apresentou ao deputado as ações da FNE em prol dos engenheiros e do País, como o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. O parlamentar recebeu a mais nova edição da iniciativa, lançada em 17 de junho último, que aborda o tema “Engenharia de Manutenção”.

Também participaram do encontro a diretora da FNE e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Fátima Có; o presidente e o vice do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), Mário César Faustino Honório e Ronildo Divino de Menezes; e o também diretor da federação, José Luiz Azambuja.

Rita Casaro, com informações de Paula Bortolini