Aconteceu na noite de 5 de novembro a abertura do II EcoSP (Encontro de Meio Ambiente de São Paulo), cuja programação vai até sexta, dia 7, no Novotel São Paulo Center Norte, na capital paulista, promovido pelo Seesp e pela FNE. Coordenador do evento, o engenheiro Carlos Alberto Guimarães Garcez, ressaltou a preocupação dessas entidades com a questão ambiental e lembrou que o seminário, ao longo de dois dias de programação, abordará as boas práticas que se recomendam visando à preservação.
No dia em que as manchetes pelo mundo anunciavam a vitória de Barak Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, chamou a atenção para a importância que o futuro presidente americano terá na questão ambiental e fez uma convocação aos presentes. “Se tivermos o mesmo empenho que os organizadores desse evento, talvez tenhamos um papel igual ao dele.”
O deputado estadual Simão Pedro (PT) saudou a iniciativa do sindicato e da federação. “Sou daqueles que acreditam ser possível aliar crescimento e preservação, já que a demanda por ambos é grande no Brasil. Tenho certeza que esse seminário trará grande contribuição a esse debate.”
O ponto foi também destacado pelo engenheiro Murilo Pinheiro, presidente do Seesp e da FNE, para quem “é impossível discutir crescimento sem colocar em pauta a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida de todos. Segundo ele, o objetivo do II EcoSP é poder influenciar as políticas públicas nesse sentido. “Sairemos daqui com propostas concretas a serem apresentadas aos nossos governantes”, concluiu.
Participaram ainda da cerimônia de abertura Eliseu Gabriel, vereador paulistano pelo PSB, José Rui Camargo, vice-reitor da Unitau (Universidade de Taubaté), Edemar Amorim, presidente do Instituto de Engenharia, Flávio Brízida, secretário adjunto de Turismo Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Ubirajara Tannuri Felix, superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), José Ignácio S. Almeida, presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e Fernando Palmezan Neto, coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.
Autor: Beatriz Arruda