Simposio PANesta terça-feira (29/11), às 14h45, acontece a palestra "O marco do saneamento e os avanços da Engenharia", contando com o apoio do Senge Pará.

Teve início nesta segunda-feira (28/11) e prossegue até esta terça-feira (29), em Belém do Pará, o 1º Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade, promovido pela Mútua-PA, com o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia – (UFRA). O evento conta com mostra de produtos do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas-redondas, demostrando, na prática, o retorno à sociedade do que é produzido nas salas de aulas. Simultaneamente, acontece “Workshop Mútua de Profissionais”, um espaço de intercâmbio entre a vida profissional e os acadêmicos, gerando relações e formando mão de obra qualificada, além da divulgação da importância do Sistema Confea/Crea e Mútua.

As atividades ocorrem em um dos principais pontos turísticos de Belém: a Estação das Docas. No belíssimo teatro do espaço, toda a programação de palestras, mesas-redondas e debates. No galpão externo, um espaço voltado à divulgação de produtos e serviços, na Feira da Sustentabilidade, que reúne instituições parceiras, entidades de classe e startups.

Em destaque na programação desta terça-feira (29/11), está a palestra sobre o marco legal do saneamento e o que significa de avanços para a engenharia. A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Engenheiros do Pará (Senge-PA). Entre os participantes da sessão, os engenheiros Gilson de Carvalho Queiroz e Arthur Julio Arrais Barros, além do professor doutor Luiz Alberto Rocha. Completam a mesa como debatedor e moderador, respectivamente, Pedro Blois e Miguel Elias.

Primeiro evento organizado pela Mútua-PA dentro das novas diretrizes do Divulga Mútua, o Simpósio Internacional conta com a presença do presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, de representantes do Confea, do Crea-PA, e de autoridades do estado. “A Mútua-PA deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista. Nós que estamos organizando, propondo e mostrando para os profissionais que podemos realizar eventos, levar conhecimento e promover iniciativas de integração e networking entre profissionais”, destaca a diretora geral da Mútua-PA, engenheira ambiental Paula Pinheiro, que está a frente da organização do Simpósio.

Entre os palestrantes, profissionais do Pará e de outros estados, representantes do Pacto Global, da UNESCO, e da Universidade de Paris. Todo o evento será “Carbono Zero” e sem a utilização de produtos descartáveis, com consonância os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Amigo da Mútua

Todo o evento também pode ser considerado uma comemoração pelos 45 anos da Mútua (nacional), que serão completados no próximo dia 7 de dezembro. Mais um momento muito especial que reflete o acolhimento e o pertencimento da Caixa de Assistência com os profissionais será a entrega da premiação “Amigo da Mútua”, uma homenagem aos profissionais que contribuem de forma significativa e há vários anos com a Caixa de Assistência do Crea-PA. Serão premiados: o profissional paraense que mais emitiu ART, o mutualista com mais tempo de inscrição na Mútua-PA e o associado que mais utilizou os benefícios da instituição. “Comemorar 45 anos de uma forma em que se contempla o associado em um evento desse porte é reconhecer que ele também é importante para nosso Sistema, para a Mútua. O prêmio Amigo da Mútua é uma forma de retribuir nossos associados pelo que fazem pela Caixa de Assistência”, destaca Paula Pinheiro.

Com informações de Alline Abreu (Comunicação Mútua)