A CNTU realiza no dia 15 de dezembro, às 17 horas, mais uma edição do Prêmio Personalidade Profissional. O evento acontece em São Paulo, com transmissão online.

Card das personalidades profissionais homenageadas pela CNTU em 2022

A homenagem acontece na programação da 16ª Jornada da CNTU e será realizada no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25 – Bela Vista - São Paulo, com transmissão pelo canal da CNTU no Youtube. Participe!

Conheça os homenageados

Nancy Gorgulho Braga

Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas Gerais (Facesm), é mestre em Economia Política pela PUC São Paulo, pós-graduada em Economia do Trabalho pela Metrocamp e PhD. em Business Administration pela Flórida Christian University (EUA). É professora de graduação, pós e MBA. Atua como consultora econômica das empresas do Grupo Center de Fomento Mercantil e da Dover Securitizadora.

É conselheira do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), órgão que presidiu em 2010 e onde coordena as comissões da Mulher Economista e sobre Desenvolvimento Sustentado. É diretora Institucional do Sindicato dos Economistas de São Paulo (Sindecon-SP), entidade pela qual coordena o Fórum Paulista da Mulher Economista desde 2017. É ainda membro efetivo do Conselho Consultivo da CNTU, entre outros cargos.

Integrante das Missões Oficiais de Economistas ao Exterior, é palestrante em congressos, autora de livros, apostilas e artigos na área de Economia.

Engenharia

Eduardo Moreira

Graduado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), estudou também na Universidade da Califórnia, em San Diego.

Ex-banqueiro de investimentos, foi eleito pela revista Época Negócios, em 2013, um dos quarenta brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos e pela revista Investidor Institucional, em 2016, um dos três melhores economistas do Brasil.

É autor de diversos livros, entre eles os best-sellers "O que os donos do poder não querem que você saiba", “Encantadores de vidas”, “Desigualdade” e “Economia do desejo”.

Em 2019, foi um dos vencedores do prêmio Vozes da Resistência, oferecido pela Câmara dos Deputados em Brasília. Primeiro brasileiro a receber uma comenda da Rainha Elizabeth II. Fundador do Instituto Conhecimento Liberta e apresentador do Jornal matinal ICL Notícias no Youtube.

Farmácia
Marco Aurélio Pereira

Farmacêutico, formado pela Universidade Católica de Santos, com especialização em farmacologia e mestrado em Saúde Pública na área de Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Foi professor da Universidade Santa Cecília e professor adjunto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul de 2004 a 2009, nas cadeiras de História da farmácia, Deontologia e Legislação farmacêutica e saúde pública.

Presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo por três gestões (1998-2001; 2001-2004; 2004-2007) e foi diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Coordenou em âmbito nacional o Programa Farmácia Popular do Brasil, no Ministério da Saúde, de 2009 a 2016.

Em 2016, iniciou suas atividades no Conselho Nacional de Saúde (CNS) como assessor técnico e, desde 2018, atua como coordenador técnico normativo da instituição, exercendo o cargo de secretário executivo substituto.

Em 2011, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia.

Odontologia
Humberto Costa

Senador pelo Estado de Pernambuco e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, é médico e jornalista, pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica, Psiquiatria e Ciência Política. É fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi o primeiro ministro da Saúde do presidente Lula, cargo que exerceu entre 2003 e 2005, sendo responsável pela criação de programas como o Samu 192, o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente.

Também foi o vereador mais votado da história do Recife, deputado estadual e deputado federal, secretário Municipal de Saúde do Recife e secretário de Estado das Cidades em Pernambuco. Em 2010, foi eleito o primeiro senador do PT pernambucano com mais de 3 milhões de votos. Desde 2011, quando assumiu o primeiro mandato no Senado Federal, figura entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Foi apontado como um dos três senadores mais competentes do País pelo Atlas Político, da Fundação Lemann. Por cinco vezes, foi eleito para liderar a bancada do PT no Senado Federal. Em 2018, foi reeleito para o mandato de senador, pelo período de 2019 a 2027.

Interesse Público
Clemente Ganz Lúcio

Sociólogo, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é consultor sindical e assessor do Fórum das Centrais Sindicais. Foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) entre 2004 e 2020.

Esteve à frente da organização da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada em abril deste ano, assim como da formulação da Pauta da Classe Trabalhadora 2022, entregue ao Congresso Nacional e aos candidatos nas eleições deste ano. Coordena o Grupo Técnico do Trabalho no Gabinete de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), entre 2004 a 2016, do Conselho da Sociedade Civil Banco interamericano de Desenvolvimento, de 2004 a 2019, e do Conselho de Altos Estudos do Tribunal de Contas da União (TCU) até 2021.