Paralisação dos Aeronautas – Pilotos, copilotos e comissários de bordo aprovaram greve a partir desta segunda (19). A decisão, tomada em assembleia quinta (15), é motivada pela frustração nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

Aeronautas decidem greveA paralisação dos aeronautas começará no horário restrito, das 6 às 8 horas, e continuará nos dias seguintes no mesmo horário, nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos, Galeão e Santos Dumont (ambos no RJ), Viracopos (Campinas), Porto Alegre, Fortaleza, Brasília e Confins (MG).

Os profissionais reivindicam reposição salarial pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e ganho real (acima da inflação) de 5%. Nas cláusulas sociais, pedem a manutenção da Convenção Coletiva da categoria e a definição de horários e veto para alterações em folgas.

No decorrer das negociações com as áreas, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) elaborou uma análise econômica das três empresas. Na avaliação da entidade, os números demonstram a capacidade das empresas melhorarem os termos da negociação.

Segundo o SNA, desde o início das negociações, as empresas não se mostraram dispostas a atender às reivindicações da categoria. “No entanto, as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas”, explica o SNA em nota.

O presidente da entidade, Henrique Hacklaender Wagner, afirma que os trabalhadores manterão a greve até que as empresas aéreas respondam sobre as reivindicações. “A negociação viu-se frustrada, e a greve, que é o único instrumento de luta dos trabalhadores, tornou-se necessária”, diz o sindicato, em manual de greve distribuído ao fim da assembleia.

Da Agência Sindical, com site da SNA.