sociais

logos

Cresce Brasil

As negociações para definição de produtos turísticos integrados, que serão ofertados e comercializados em outros mercados, a partir de 2009. Entre membros dos órgãos oficiais de turismo e operadores dos estados do Amapá, Amazonas e Pará, em conjunto com os governos da Guiana Francesa e Suriname, ocorreram no sábado (06), na 4ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA).

De acordo com a chefe de coordenação do PTCA em 2008 e diretora do Departamento de Planejamento do Turismo do Amapá, Luiziane Amanajás, essa foi a primeira oportunidade para viabilizar o que foi firmado no convênio e a grande chance para a iniciativa privada definir possíveis roteiros integrados. Segundo ela, já existe um trabalho conjunto para produção de material promocional e divulgação em eventos e feiras de turismo. "Recentemente, estivemos com um estande no Congresso da ABAV, no Rio de Janeiro, e agora também aqui na FITA", contou.

Pacotes - Os participantes definiram que serão formatados pacotes integrados de até 10 dias, sendo dedicados dois dias para cada destino. "É consenso entre os operadores que é necessário trabalhar o diferencial de cada destino do PTCA. A grande preocupação é evitar conflitos entre os atrativos ofertados, sendo incluídos nos roteiros dois e/ou três atrativos por destino", afirmou Luiziane Amanajás.

Segundo a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ann Pontes, foram levados em consideração aspectos como preço adequado, faixa etária e o que, de fato, este turista busca ao viajar para a Amazônia. "Tivemos o cuidado de pinçar aquilo que nos diferencia entre os estados e países que formam o PTCA. Para que esse turista, mesmo estando na Amazônia, possa vivenciar uma experiência única em cada destino. Como, por exemplo, no Pará temos a Ilha do Marajó e as praias de água doce. Como no caso do Amazonas, os hotéis de selva, e assim sucessivamente", explicou.

A presidente da Paratur esclareceu que, em 2009, estão previstas a participação do PTCA em feiras de turismo na Alemanha, França e Holanda, além de eventos nos próprios destinos integrantes, visando a divulgação do produto. Também serão promovidos mais dois famturs, um pelo Amapá e outro pelo Amazonas. O primeiro deles aconteceu no Pará durante a realização da FITA. Em 2009, o Suriname será o chefe de coordenação do PTCA.

Os cinco roteiros propostos durante o encontro foram:

- Guiana Francesa, Macapá, Belém e Manaus;

- Suriname, Pará, Amapá e Guiana Francesa;

- Amazonas, Pará, Amapá e Guiana Francesa;

- Suriname, Guiana Francesa (Caiena), Amapá, Pará e Amazonas;

- Pará, Amapá, Guiana Francesa (Caiena) e Suriname.

(Israel Pegado/Paratur)

Adicionar comentário


logoMobile