sociais

logos

Cresce Brasil

Senge-Ma e FNE promoveram seminário sobre a região da capital maranhanse, com participação de candidatos a prefeito da capital e também das cidades de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, além de representantes da comunidade

Com presença de vários candidatos a prefeito das cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão, Senge-Ma, promoveu no dia 12 de setembro do seminário Cresce Brasil para debater a Região Metropolitana da capital maranhense.

O principal assunto do encontro foi o detalhamento Metropolização criada pela Constituição de 1989 e regulamentada nove anos depois pela Lei Complementar n° 38/98, a qual teve a sua redação adaptada pela Lei Complementar 069/2003, de autoria do Deputado Alberto Franco. Mas segundo a presidente do Senge-Ma, Odinéa Ribeiro, muitos governantes alegam não colocarem em prática a lei por falta de informação. Segundo a presidente, a maioria deles desconhece os benefícios que podem vir da sua efetivação, “não apenas para os habitantes das áreas envolvidas, mas para as próprias administrações municipais, neste caso específico.”

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão, congregando profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, realizou o seminário para mostrar que a Região Metropolitana da Grande São Luis já existe de fato e, por isso, há a necessidade de se buscar a viabilização de direito para seu devido planejamento. Esse processo virá minimizar as contradições das forças que coabitam a região, permitindo o seu gerenciamento e desenvolvimento harmônico, de forma racional.

A abertura do evento foi feita pelo diretor da Federação Nacional dos Engenheiros, Flávio Brízida e a presidente do Senge-Ma, Odinéa Ribeiro. O cientista político João Guilherme Vargas Netto, discorreu sobre “A importância da Metropolização: Abordagem de Experiências Bem Sucedidas no Brasil”; o arquiteto Frederico Lago Burnett falou sobre o “Processo da Metropolização: Conceituação e Contextualização”; o deputado estadual, Alberto Franco, sobre a “Região Metropolitana da Grande São Luís: Conhecendo o Projeto e as Dificuldades para a sua Implantação”; “Vantagens e Desvantagens”, foi o tema abordado pelo secretário de estado de Planejamento e Orçamento, o economista Abdelaziz Aboud Santos e houve um depoimento da liderança comunitária residente em Área de Sombreamento Intermunicipal, Simão Cirineu, presidente da Associação de Moradores do Jardim São José.

A população interessada também foi convidada a comparecer ao seminário e saber o que pensam candidatos que estiveram presentes. Concorrendo à Prefeitura de São Luís estiveram:

Pedro Fernandes (PTB), Flávio Dino (PcdoB), Kleber Verde (PRB), Webson Madeira (PSTU), Paulo Rios (PSOL), Gastão Vieira (PMDB), Sebastião Santos, vice de Raimundo Cutrim (DEM)

Candidatos à Prefeirura de São José do Ribamar: Luís Fernando Moura da Silva (DEM), Soismarino Galvão Ramos (PT). Candidatos à Prefeitura de Paço do Lumiar: Bia Venâncio (PDT), Maria do Perpétuo Socorro (PSOL) e Frank Fonseca (PTN). Candidato à prefeito de Raposa: Francisco Torres (PT).

 

 

Adicionar comentário


logoMobile