sociais

logos

Cresce Brasil

Todos os municípios brasileiros contarão com infra-estrutura para o acesso à internet banda larga nos próximos três anos, garantiu o ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante o 2º Fórum de Governança da Internet, surpreendendo participantes.

O governo federal decidirá até o dia 12 de dezembro sobre a proposta ministerial de instalar, pelo menos, um terminal de banda larga em todos os 5.564 municípios em substituição ao plano, ainda não executado, de criação de 8.462 Postos de Serviço de Telecomunicações (PST)..

"A proposta de mudança de estratégia dos PSTs para a banda larga é a melhor opção do ponto de vista de desenvolvimento econômico e social futuro, mas é preciso saber também o que as empresas de telecomunicações vão levar nesta jogada", analisa Carlos Castilho, do Observatório da Imprensa. "Ainda não se sabe o que está por trás da proposta do ministério das Comunicações, uma área do governo onde o lobby corporativo é violento, mas silencioso." .

Segundo Hélio Costa, garantir internet em alta velocidade nos locais de prestação de serviço público, como escolas e postos de saúde, em todo o país, é uma prioridade do governo e o custo total do projeto não será inferior a R$ 2,5 bilhões em três anos.

Hélio Costa adiantou que para criar essa estrutura estão sendo estudadas algumas opções. Uma delas, segundo o ministro, seria a utilização de cabos de fibra ótica sobre as torres de alta tensão, que cobrem praticamente toda a costa leste brasileira. Outro recurso é o processo chamado GSAC (Governo Eletrônico Federal), um sistema que fornece conexão por satélite e que poderá ser implementado também por meio de linhas terrestres, por rádio ou por cabo, disse o ministro.

O ministro Hélio Costa disse que uma outra opção em analise é a a substituição dos Postos de Serviço de Telecomunicações (PSTs), que são conjuntos de instalações de uso coletivo que permitem acesso à internet por telefonia fixa, pela instalação de backhauls, que são a infra-estrutura necessária para oferecer banda larga em determinada localidade.

"Estamos explorando varias opções. Existem instrumentos técnicos capazes de cobrir o Brasil inteiro com uma estrutura de internet de alta velocidade. Queremos dizer que vamos levar os backhauls à entrada de todas as cidades e de lá vamos licitar para que cada serviço público da cidade tenha acesso", disse.

O ministro acenou ainda com a possibilidade de utilizar dutos de empresas como a Petrobras, para que os cabos de fibra ótica cheguem às cidades do interior, dando acesso à internet.

"Esse assunto está sendo analisado detalhadamente. Ontem (12), fizemos uma reunião muito produtiva com os ministérios do Planejamento e da Casa Civil. Esperamos, em no máximo duas semanas, termos um resultado de como utilizar toda essa estrutura", adiantou.

O 2º Fórum de Governança da Internet terminou quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, com cerca de dois mil participantes de mais de 100 países que discutiram formas de ampliar e democratizar o uso da internet. (Com Agência Brasil e Observatório da Imprensa)

Autor: Estado de Minas

Adicionar comentário


logoMobile