sociais

logos

Cresce Brasil

Destaques

A 23ª edição do Seminário sobre Campanhas Salariais, que acontece nesta quarta-feira (24/4), em São Paulo, é excelente oportunidade para reforçar a disposição ao diálogo nas negociações coletivas. Atividade promovida pelo Seesp também apresentará panorama... • Leia mais...

Notícias

Recentemente o juiz Eduardo Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, decidiu que o trabalhador não sindicalizado não tem... • Leia mais...
O Dia da Conservação do Solo, celebrado nesta semana, é uma oportunidade para refletir sobre a importância vital desse recurso... • Leia mais...

Lutas

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e seus sindicatos filiados defendem a instituição da Carreira Pública de Estado para engenheiros em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal). A medida trará valorização profissional à categoria e garantirá... • Leia mais...

Projeto Eletrosul Megawatt Solar, parceria da UFSC, Eletrosul e Instituto Ideal, prevê financiamento da ordem de 2,8 milhões de euros para incentivar a produção de energia solar fotovoltaica em prédios públicos federais no Brasil.

Com a iniciativa, uma potência nominal de um megawatt em geradores solares será instalada no complexo sede da Eletrosul, sobre o edifício principal, e nas coberturas - a serem construídas - para bicicletários e estacionamentos. Os sistemas vão gerar anualmente, em média, 1,2 GWh, o que equivale ao consumo anual de cerca de 400 residências.

Todos os geradores solares a serem instalados na Eletrosul serão interligados à rede elétrica pública, o que faz com que dispensem o uso de baterias. O projeto pretende vender a energia gerada para os consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa.

Por meio desta iniciativa, UFSC, Instituto Ideal e a Eletrosul pretendem dar o passo inicial para incentivar a instalação de geradores solares fotovoltaicos integrados à arquitetura em prédios públicos e privados que ocupam grandes áreas, em diversas regiões do país. A ênfase inicial será aeroportos (Projeto Aeroportos Solares) e estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 (Projeto Estádios Solares).

O projeto pretende também incrementar a conscientização do público e dos agentes do setor elétrico, preparando o mercado brasileiro para a chegada da competitividade econômica da tecnologia solar fotovoltaica, esperada para a próxima década.

No dia 16 de setembro, o gerador solar fotovoltaico do Laboratório de Energia Solar da UFSC completou 12 anos de funcionamento ininterrupto. Foi o primeiro do Brasil a ser integrado à arquitetura de prédio urbano e interligado à rede elétrica pública.

Com a repercussão das ações desenvolvidas a partir deste projeto, a expectativa é de que se abra o caminho para o estabelecimento de fábricas de módulos fotovoltaicos e componentes associados no Brasil. O gerador-piloto do projeto, com 12 kWp, já está em operação desde fevereiro deste ano, e serve atualmente como área de convivência no setor de estacionamentos frontal da Eletrosul. Está previsto o funcionamento de um bicicletário sob esta cobertura. O projeto conta com financiamento do Banco de Fomento Alemão KfW.

(Assessoria de Comunicação da Eletrosul)

Adicionar comentário


logoMobile