sociais

logos

Cresce Brasil

Palavra do Murilo - Diálogo e valorização dos engenheiros

23-04-2024

A 23ª edição do Seminário sobre Campanhas Salariais, que acontece nesta quarta-feira (24/4), em São Paulo, é excelente oportunidade para reforçar a disposição ao diálogo nas negociações coletivas. Atividade promovida pelo Seesp também apresentará panorama socioeconômico e político nacional, de interesse dos profissionais em todo o País.

Leia mais

Palavra do Murilo - Cabe aos vereadores evitar desastre no saneamento paulistano

16-04-2024

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo projeto de lei que abre caminho à privatização do saneamento na cidade, principal cliente da Sabesp, a empresa pública exemplar da qual o governo estadual quer se livrar.

Leia mais

Palavra do Murilo - A Petrobras é nossa, sempre é bom lembrar

09-04-2024

Seja qual for a definição quanto ao futuro de sua direção, o imperativo é que prevaleçam na gestão da companhia os interesses dos brasileiros, seus acionistas majoritários. Empresa é crucial ao desenvolvimento nacional e aos desafios da transição energética.

Leia mais

Palavra do Murilo - Fortalecer a luta dos trabalhadores

02-04-2024

Representação coletiva pelas entidades sindicais é essencial ao equilíbrio da relação capital-trabalho e inerente às sociedades democráticas. Iniciativas como o PL 2.099/2023, que pretendem minar essa função, são desserviço e em nada contribuem para a atividade econômica ou bem-estar dos cidadãos.

Leia mais

Palavra do Murilo - Apagões da Enel e falta de compromisso com o serviço público

26-03-2024

Sem assumir sua responsabilidade nas falhas ocorridas ao longo de vários dias, distribuidora não se compromete em melhorar seu desempenho. Novos transtornos à população demonstram, mais uma vez, o equívoco da privatização dos setores essenciais.

Leia mais

Palavra do Murilo - Garantir o direito humano à água

19-03-2024

Governos devem assumir a responsabilidade de prover suas populações com saneamento básico público e universal. Setor, essencial à saúde e ao bem-estar coletivo, não pode ser transformado em negócio lucrativo para poucos.

Leia mais

Palavra do Murilo - Enfrentar já e efetivamente a crise climática

12-03-2024

O dia nacional de conscientização sobre o tema, celebrado neste sábado (16/3), é data propícia para que governantes, parlamentares, sociedade civil organizada e os cidadãos em geral reflitam e tomem ações para reverter a catástrofe em andamento.

Leia mais

Palavra do Murilo - A luta por igualdade é de todos nós

05-03-2024

Ao comemorar mais um 8 de março, é fundamental reafirmar nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, em que as mulheres tenham plenos direitos, emancipação e oportunidades. Ampliar número das profissionais na engenharia também segue tarefa a ser cumprida.

Leia mais

Palavra do Murilo - Saneamento público e universal é vital à população

27-02-2024

Censo 2022 mostra 49 milhões de pessoas ainda sem acesso a esgoto e 27 milhões sem água tratada. Precariedade ressalta importância de estruturas governamentais como a Sabesp, hoje sob risco iminente de privatização. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada, o Censo Demográfico 2022 revela avanço na infraestrutura de saneamento no País, mas...

Leia mais

Palavra do Murilo - Seis décadas de luta pelos engenheiros e pelo País

20-02-2024

  A comemoração dos 60 anos da FNE, que se completam neste domingo (25/2), remete a uma longa e rica trajetória em defesa da categoria, da profissão e do desenvolvimento nacional. Entidade segue com olhos nos desafios do presente e do futuro.   É com alegria e orgulho que os engenheiros e engenheiras comemoram neste domingo (25/2) os 60 anos de fundação da...

Leia mais

Palavra do Murilo - Fortalecer a engenharia e valorizar os profissionais

06-02-2024

Remuneração justa, condições adequadas de trabalho e respeito ao conhecimento técnico são bandeiras de luta permanentes em defesa da categoria que promove desenvolvimento e bem-estar.

Leia mais

Palavra do Murilo - Um impulso ao desenvolvimento

30-01-2024

Bases apresentadas no programa de política industrial lançado pelo governo federal, que visa incentivar o setor com ênfase na inovação e foco na sustentabilidade, trazem boas perspectivas de avanços para o País.

Leia mais

Palavra do Murilo - Nos 470 anos de São Paulo, pensar em como melhorar a vida nas cidades

23-01-2024

Nesta quinta-feira (25/1) celebra-se o aniversário do mais populoso e um dos mais importantes municípios brasileiros, onde os problemas urbanos são igualmente numerosos. A festividade é ótima oportunidade para pensar em como solucioná-los na capital paulista e também em todo o País.

Leia mais

Palavra do Murilo - É urgente reduzir a desigualdade no Brasil e no mundo

16-01-2024

Relatório da Oxfam aponta elevação desmedida da fortuna dos super-ricos enquanto a maioria da população empobrece. Estado deve ser revitalizado para prover serviços essenciais e promover medidas que assegurem equidade.

Leia mais

Palavra do Murilo - Tempos melhores com muito trabalho

09-01-2024

Embora longe de superar plenamente as dificuldades socioeconômicas acumuladas na longa crise enfrentada nos últimos anos, o Brasil encerrou 2023 com indicadores positivos, permitindo vislumbrar bons resultados para o ano que se inicia.

Leia mais

Palavra do Murilo - Trabalho realizado em 2023 trará bons frutos para o ano-novo

19-12-2023

Organização sindical dos engenheiros atuou em defesa da categoria e pelo desenvolvimento nacional, promovendo a valorização profissional e apresentando propostas para contribuir com o País. Esforço empreendido traz expectativas positivas para o próximo período. O ano que está prestes a se encerrar foi certamente desafiador, marcado por muito trabalho, mas também por resultados importantes para a engenharia, seus profissionais e o...

Leia mais

Palavra do Murilo - Celebrar o profissional do desenvolvimento

11-12-2023

Nesta segunda-feira (11/12) comemora-se o Dia do Engenheiro. Mais que mera efeméride, é data fundamental para lembrar a importância da categoria para a geração de riqueza, bem-estar coletivo e desenvolvimento nacional. Marcando a data da publicação do Decreto-Lei nº 23.569/1933, que regulava o exercício do nosso ofício, o 11 de dezembro é consagrado Dia do Engenheiro e celebra o contingente...

Leia mais

Palavra do Murilo - Brecar o rolo compressor contra o saneamento público

05-12-2023

Tramitando em regime de urgência, projeto que prevê privatização da Sabesp entrou em pauta no plenário da Assembleia Legislativa. Proposta é completamente equivocada e precisa ser rejeitada a bem da população paulista.

Leia mais

Palavra do Murilo – Produzir semicondutores no Brasil

28-11-2023

Como e por que investir nessa área considerada absolutamente estratégica é o tema em pauta no seminário que a FNE realizou nesta terça-feira (28/11),  em São Paulo.

Leia mais

Palavra do Murilo – A chocante violência contra as mulheres no Brasil

21-11-2023

País registrou 722 feminicídios só no primeiro semestre de 2023, maior número desde 2019. Também aumentando ao longo dos anos, casos denunciados de violência doméstica em 2022 chegaram a quase 900 mil.

Leia mais

 

Mais

logoMobile