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O primeiro tema abordado na manhã desta quinta-feira (18), no IV EcoSP (Encontro de Meio Ambiente de São Paulo), foi o projeto “Veículo Elétrico” da Usina Hidrelétrica de Itaipu em parceria com a empresa suíça KWO.

Conforme Marcio Massakiti Kubo, membro da coordenação-geral brasileira do projeto, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento de tecnologia de veículos movidos a eletricidade que sejam técnica e economicamente viáveis promovendo o uso racional e eficiente da energia, bem como a preservação do meio ambiente.

O projeto teve início em 2006 e hoje possui parceria com diversas empresas do setor elétrico e da iniciativa privada.

O modelo utilizado foi o Pálio Weekend, da Fiat, que acomodou perfeitamente o sistema e a bateria. Com foco no uso urbano, o carro possui uma autonomia de 120 quilômetros, velocidade máxima de 130 km e uma bateria de sódio com tempo de recarga de oito horas. Além de não poluir, o veículo elétrico é silencioso e pode ser abastecido em casa. “As baterias são praticamente 100% recicláveis. Os metais são facilmente utilizados na indústria, a matéria-prima é abundante no planeta e não possui efeito memória, isto é, não vicia”, explicou Kubo.

Segundo ele, o projeto avançou tanto que para atender a demanda do setor rural, a Itaipu em parceria com a empresa Iveco, fabricaram o primeiro protótipo de caminhão elétrico em 2009 e de mini-ônibus em 2010. “A ideia é incentivar a capacitação profissional, pesquisa e desenvolvimento e principalmente a inovação tecnológica, aspecto estratégico para o futuro do sustentável do Brasil”, mencionou.

Poluição

Falando sobre os benefícios ambientais da inspeção veicular, Marcos Brandão, diretor de operações da Controlar Inspeção Veicular de São Paulo, afirmou que o procedimento contribui para a melhoria da qualidade do ar, redução dos problemas de saúde, conscientização do uso racional do automóvel, cultura de manutenção preventiva e regularização da frota. “São Paulo é a quinta metrópole mais poluída do mundo e 97% de todo monóxido de carbono emitido vem do escapamento de veículos. Daí a importância de realizar a inspeção ambiental veicular”, destacou.

Outra vantagem do procedimento é a redução dos ruídos emitidos pelos veículos desregulados. “Apenas 24% dos motoristas tem o hábito de fazer revisão nas oficinas. Por outro lado, 54% dos condutores só procuram as oficinas após serem reprovados”, citou Brandão.

Para ele, é fundamental mudar a cultura. “Temos que dar importância a manutenção do veículo só assim vamos diminuir a poluição. A experiência internacional mostra que em cinco anos de inspeção é possível reduzir 40% da emissão de gases poluentes”, concluiu.

Ainda sobre o tema, Paulo Hilário Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP (Universidade de São Paulo), falou dos problemas de saúde provenientes da poluição atmosférica.

Conforme relatou, os gases que se originam da queima de combustíveis derivados do petróleo são considerados os mais danosos a saúde. “Pagamos uma fortuna para manter um carro e não ganhamos nada com mobilidade, que hoje é pior que no século XVII”, criticou.

De acordo com Hilário, em dias de alta contaminação do ar, o risco de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares é maior e atinge principalmente crianças e idosos. E que a condição socioeconômica é outro aspecto define quem são os mais prejudicados com a poluição. “Em São Paulo, o risco de morte de idosos que moram no bairro Cerqueira Cesar é de 2%, contra 12% dos que moram em São Miguel Paulista”, destacou.

Conforme explicou, os pobres que convivem mais perto com principais agentes causadores da poluição como terminais de transporte urbano, avenidas onde circulam veículos, entre outros. “Ninguém se impressiona mais com pilhas de corpos. Não interessa quantos milhões de pessoas morrem. O único jeito de sensibilizar as autoridades para a implementação de políticas públicas é calcular custos”, enfatizou Hilário que sugere um mecanismo de incentivo para diminuir a emissão e o número de mortes que chega a cerca de cinco mil por ano.

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Autor: Beatriz Arruda

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