sociais

logos

Cresce Brasil

“É um privilégio para nossa cidade reunir profissionais do segmento da engenharia, de vários locais do país, para discutir esta pauta emergencial, que é política urbana para a construção de cidades sustentáveis”, disse o Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, ao abrir o Seminário Cresce Brasil - Região Metropolitana de Florianópolis, promovido na última quinta-feira pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), reunindo especialistas e autoridades no auditório da OAB/SC.

Participaram da abertura do evento o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, o presidente do Senge-SC, José Carlos Rauen, o engenheiro João Moritz, presidentes de sindicatos de engenheiros de várias cidades do Brasil, vereadores, representantes de sociedades civis e comunidade.

Cinco temas foram abordados à luz do programa "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento" (www.crescebrasil.com.br), com palestras e debates. O “Impacto de Vizinhança” foi abordado pela arquiteta urbanista e professora paulista Tércia Almeida de Oliveira. O professor do departamento de Geociências da Ufsc, Érico Porto Filho, falou sobre a “Reserva da Biosfera Urbana”; e o presidente do Ipuf, Ildo Raimundo Rosa fez palestra sobre a “Moratória da Bacia do Itacorubi e seus Impactos”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Sérgio Faraco, fiscorreu sobre a “Regularização do Chamado Ex-Offico” e o diretor de Transportes do Deter, Roberto Scalabrin, sobre “Transporte Alternativo Urbano para a Grande Florianópolis”.

O evento foi uma realização conjunta a com Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o objetivo de abrir discussão com a sociedade para aprofundar esclarecimentos com diferentes especialistas e diferentes pontos de vista, e contribuir para a tomada de decisões por parte dos poderes públicos e da comunidade como um todo. O presidente do Senge-SC e superintendente da Floram, José Carlos Rauen diz que o evento é o início de um debate, que deve ser levado a outros fóruns para alcançar o principal objetivo do Cresce Brasil, que é a correta tomada de decisões.

Participaram do evento, como debatedores e moderadores, o engenheiro Carlos Bastos Abraham, diretor financeiro da FNE, arquiteta Cristina Piazza, ex-presidente do IAB/SC, Rui Arno Richter, promotor de justiça da 28ª Promotoria da Capital, engenheiro Flávio Brízida, secretário adjunto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Hélio Bairros, presidente do Sinduscon e da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção, Jaime de Souza, procurador geral do Município de Florianópolis, Itamar Cavalli, presidente do CDL Florianópolis, engenheiro Fernando Palmezan Neto, diretor secretário do Sindicato dos Engenheiros de SP – SEESP, e professor Werner Krause Jr., do departamento de Automação e Sistemas da UFSC.( Com dados do Senge-SC)

Adicionar comentário


logoMobile