O interior do Amazonas concentra 882 eventos na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades no estado se realizam em Manaus e em mais 62 municípios. Além da programação direta, outras 30 atividades serão promovidas pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), conferindo a esta edição a maior penetração alcançada no estado.

A programação no interior se iniciou na segunda-feira (13), com abertura oficial em Tabatinga, a 1.607 quilômetros, por via fluvial, da capital Manaus. A cerimônia se realizou no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e teve a presença do diretor de Difusão e Popularização da Ciência (Depdi) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu Moreira, e da reitora da UEA, Marilene Corrêa, além de outras autoridades, pesquisadores, professores e estudantes do Brasil, Colômbia e Peru.

"Isto demonstra o trabalho, a dedicação e a mobilização das instituições locais que atuam com ciência, tecnologia e educação. Com a mobilização o Amazonas dá um exemplo de popularização da ciência, oferecendo à população o direito que ela tem de ter acesso à produção científica", enfatizou Ildeu Moreira.

A UEA lidera as atividades no interior com seminários, oficinas, palestras, mesas redondas e minicursos. As atividades se realizam em Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Manacapuru, Maués, Apuí, Coari, Codajás, Parintins, Lábrea, Boca do Acre, Carauari e São Gabriel da Cacheira.

Os eventos foram organizados pelos quatro centros e 12 núcleos da instituição no interior, com discussões sobre as temáticas nacionais com o enfoque da Amazônia. "Hoje, temos mais de 300 projetos desenvolvidos no interior. A possibilidade de apresentá-los num evento como este é muito importante para os alunos e para a comunidade, pois lhes dá a dimensão de que eles não estão distantes do contexto nacional", analisou Marilene Corrêa.

Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, a repercussão da Semana no interior resulta do esforço conjunto realizado pela Sect, prefeituras locais e demais instituições que integram o sistema de ciência e tecnologia do Amazonas. "Esta edição nos dá a oportunidade de falar de ciência e tecnologia nos lugares mais remotos do estado, em cidades que já têm importância e em municípios pequenos, como Apuí, Jutaí, Careiro Castanho, que promovem feiras de ciências e palestras", comemora.

As unidades permanentes da UEA e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no interior foram destacadas por Odenildo Sena, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), patrocinadora do evento, como fundamentais para a interiorização da ciência no estado, destacando ser este um dos desafios da fundação.

"A programação no interior acaba cumprindo o nosso desafio de interiorizar a ciência. As unidades permanentes das universidades estadual e federal são facilitadoras desse processo. Hoje, já temos um grande volume de pesquisas em desenvolvimento no interior com fomento da Fapeam", ressaltou o secretário. (Com Fapeam)

(Assessoria de Comunicação do MCT)