Engenheiro traz nesta edição um alerta sobre as medidas equivocadas que vêm sendo tomadas no setor de gás e petróleo, cujas consequências serão graves prejuízos ao País.

Assim como há homens e mulheres notáveis, há engenheiros notáveis na história do Brasil, que marcaram época.

“Furacão entreguista.” Assim o engenheiro, ex-deputado federal e conselheiro consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) Ricardo Maranhão classifica o momento atual, em relação às mudanças pretendidas e implementadas no setor de óleo e gás. Para ele, em detrimento dos interesses nacionais. Caso do pré-sal, por exemplo.

A tecnologia digital está tomando espaço na construção civil e tirando projetos das pranchetas para grandes e mais completos modelos criados em três dimensões. É o caso do Building Information Modeling (BIM) ou modelagem da informação da construção, processo que possibilita representação virtual de características de uma edificação, ou qualquer construção, por todo o seu ciclo de vida.

Mais de 20 entidades representativas do setor, entre elas a FNE, lançaram, em outubro último, a carta Engenharia sob ataque. No documento, criticam e prometem combater qualquer tentativa de abertura indiscriminada do mercado brasileiro a profissionais e empresas de engenharia estrangeiras.

Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Balanço elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que no primeiro semestre de 2017 cerca de 60% das negociações resultaram em ganhos reais.

A nova geração da internet móvel, o 5G, ainda está em desenvolvimento e disputa. A expectativa mundial é que a tecnologia supra, especialmente, a demanda ligada à Internet das Coisas. No Brasil, onde ainda há grave déficit de acesso à internet, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) é pioneiro em uma linha de pesquisa para a ampliação da área de cobertura do 5G, visando atender as regiões remotas do País.

187Eng charge