sociais

logos

Cresce Brasil

Há alguns anos, a Cidade Industrial do município de Curitiba, no Paraná, inaugurou quatro residências doada por uma empresa de construção a seco, alternativa às casas de alvenaria. Elas foram construídas como um tipo de teste para implantação de novas casas populares na região, uma iniciativa que tem como parceria a Cohab – Companhia de Habitação Popular de Curitiba e a iniciativa privada.

casasecocasasecoA tecnologia empregada foi a Inovatec System. O protótipo passou por diversas avaliações, para adaptá-lo corretamente às condições locais e a ideia seia inserir a  proposta no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O Inovatec System é um tipo de sistema construtivo ecológico, reconhecido mundialmente e com selo verde, emitido pela United States Green Building Council. Trata-se de uma composição de materiais sintéticos obtidos a partir de processos industriais. É baseada em processos náuticos e aeroespaciais. Combina fibras de vidro, resinas epóxicas e poliisocianurato. Pode ser utilizada para erguer edificações térreas, como residências, hospitais, escolas, armazéns e outros. No Brasil, o responsável técnico é o arquiteto Newton Fernando.

Com o sistema,  uma casa de cinquenta metros quadrados pode ser erguida em uma hora. A união entre suas placas é feita através de uma cola a base de resina epóxi, de grande resistência e todas as faces são  revestidas com um compósito reforçado com fibra de vidro.

Saiba mais sobre o sistema no Blog da Engenharia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile