sociais

logos

Cresce Brasil

Enquanto cientistas em todo o mundo tentam aumentar a eficiência dos grandes sistemas de produção energética, dois empreendedores brasileiros desenvolveram uma solução simples para gerar energia limpa em casa. Apelidada de UGES, a tecnologia transforma as caixas-d’água em miniusinas hidrelétricas.

O nome é uma abreviação de Unidade Geradora de Energia Sustentável e a criação é fruto do trabalho dos engenheiros Mauro Serra e Jorgea Marangon. A tecnologia é simples e pode ser utilizada em qualquer caixa-d’água, independente de seu tamanho. “A UGES transforma a passagem da água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia. Vale destacar que o consumo diário de água no país é, em média, de 250 litros por pessoa, consumo que é totalmente desperdiçado como forma de energia. Ao desenvolver um sistema que reaproveita essa energia, podemos gerar eletricidade, sem emissão de gases e totalmente limpa”, destacou Mauro Serra, em entrevista à Faperj.

A ideia já foi patenteada e logo deve estar disponível no mercado. Além de contar com um sistema instalado dentro do próprio reservatório de água, o UGES também precisa de uma unidade móvel para que seja possível transformar toda a energia captada em eletricidade e assim distribuí-la para o uso doméstico. No entanto, ele não precisa de uma fonte externa de energia para funcionar.

“Ao entrar pela tubulação para abastecer a caixa, a água que vem da rua é pressurizada pelo sistema gerador de energia, passando pela miniusina fixada e angulada na saída de água do reservatório”, explica Serra. Depois disso, a pressão gera energia, que é transformada em eletricidade. O empreendedor explica que a produção é ideal para abastecer lâmpadas, geladeiras, rádios, computadores, ventiladores, entre outros aparelhos domésticos. A energia só não é ideal para ser usada em equipamentos de alto consumo, como chuveiros e secadores de cabelo.

Não é possível quantificar com exatidão a produção, pois a variação depende do tamanho da caixa-d’água e da quantidade de água consumida. “Se ela for instalada em um sistema de abastecimento de água municipal, poderá, por exemplo, ser dimensionada para gerar energia suficiente para abastecer a iluminação pública. Imagine então esse benefício em certos locais como restaurantes, lavanderias ou mesmo indústrias, onde o consumo de água é grande”, exemplifica o inventor. Outro ponto positivo do sistema é o armazenamento do excedente para uso posterior e a independência – ao menos, parcial – das redes de distribuição.

 

Fonte: CicloVivo

Comentários   
#21 Flavio Schoppan 04-09-2017 09:32
Idéia genial, apresente as evoluções desse equipamento.
Citar
#20 Paulo Afonso 19-09-2016 20:30
Citando Pedro:
Isso nao seria a msm coisa q fazer um mini catavento eólico e usar um ventilador na frente pra fazer vento?

Sim, Pedro é o mesmo principio, mas não a mesma coisa, pois que um gera energia, o outro produz um trabalho usando energia. Mas da para modificar o ventilador e fazê-lo gerar energia elétrica. (Para se gerar energia, tem que haver forças magnéticas de ima e bobinas.)
Citar
#19 Paulo Afonso 18-09-2016 06:41
Não é uma descoberta, pois, 99% das energias elétricas geradas pelas Usinas, são desta forma, hidroelétrica, mas...

Seria uma nova modalidade de gerar energia dentro deste modelo usado mundialmente a milênio...

Se o que se fosse gerar de energia elétrica não fosse tão ínfimo, que, não é economicamente viável, o investimento, pois que, não haverá produção de energia para acender nem sequer uma lâmpada, entre outras negatividades do sistema, que exigiria investimentos altos em sistemas auxiliares, para pouco resultado.
Citar
#18 Marcus Vinicius Pere 17-09-2016 07:59
Tem o contato do casal de engenheiros ?
Citar
#17 MULTIPLOS SERVIÇOS 17-09-2016 06:21
Parabens!!!!
Citar
#16 Murilo Melo 16-09-2016 16:21
Se precisarem de um empreendimento para teste e possivel parceria para divulgação e negocios em minha regiao façam contato, tenho uma lavanderia.
Citar
#15 Aerton Medeiros 16-09-2016 13:18
A ideia é interessante mas é potência deste aparelho considerando uma entrada d'agua de 3/4" com 10 mca??? Esse dado e de total importância para verificar a relevância do equipamento...
Citar
#14 Pedro 16-09-2016 10:13
Isso nao seria a msm coisa q fazer um mini catavento eólico e usar um ventilador na frente pra fazer vento?
Citar
#13 Manoel Veloso Merqui 16-09-2016 00:06
Gostaria de este sistema em minha casa
Citar
#12 Mvasconcellos 15-09-2016 20:46
Eu sou um merda. tive essa idéia em 2012 e não levei a frente por não conhecer de elétrica e não ter procurado alguém para me ajudar. Fazer o que?!
Citar
Adicionar comentário


logoMobile